Os sistemas de manejo e conservação do solo compreendem as diversas possibilidades existentes para preparar o solo, visando à implantação das diferentes culturas.
Diversas são as operações envolvidas na condução dos sistemas de manejo. E assim, incluindo operações de semeadura, adubação, controle de plantas invasoras, além da conservação do solo.
Durante muitos anos, o preparo convencional foi a forma de manejo dominante na agricultura brasileira, com intensa mobilização do solo. Com o passar do tempo, passou-se a adotar o preparo reduzido, o cultivo mínimo e, mais recentemente, o plantio direto. Isso devido, principalmente, aos problemas de erosão decorrentes desse sistema. A prática de preparo do solo para os cultivos é determinado de acordo com a situação atual de cada solo analisado.
Juntamente com o auxílio de um Engenheiro Agrônomo, determine o melhor caminho a seguir para o manejo e conservação do solo de sua propriedade. E então, acompanhe as recomendações da adubação apresentada por ele, para garantir sucesso no seu plantio.
Nós da GAMOOS, disponibilizamos profissionais especializados para estar orientando você, produtor rural.